5 erros comuns de quem começa a montar assistência técnica para notebooks

Tempo de leitura: 8 minutos

Devido o crescimento progressivo de novas tecnologias e suas necessidades, o setor de assistência técnica em informática tem uma demanda constante. Por isso, montar assistência técnica pode ser um negócio muito promissor.

Hoje em dia, mais de 30% das casas brasileiras possuem um computador para uso pessoal. Logo, montar um empreendimento voltado para manutenção, conserto ou mesmo venda deste tipo de aparelho é um excelente negócio.

notebook

Então se você é um autodidata ou gosta de se arriscar no conserto dos aparelhos, esse artigo vai te ajudar a não cometer os 5 erros comuns de quem começa uma assistência técnica para notebooks.

5 erros comuns de quem começa a montar assistência técnica para notebooks

1º Erro comum – Não ter um espaço adequado

Se você é técnico em manutenção de computadores e quer abrir seu próprio negócio, saiba que este é um dos empreendimentos que menos precisa de investimento. Algumas pessoas usam a própria casa para oferecer os serviços.

Dependendo do seu orçamento uma sala com uma boa refrigeração,  um balcão para atendimento e as  ferramentas necessárias para montar, desmontar e manusear os aparelhos está ótimo para começar.

Antes de tudo, é interessante que você faça uma previsão da demanda de trabalho que você deseja atender.

A partir do momento que você faz um planejamento da demanda de trabalho que você espera, você consegue organizar sua estrutura e comprar os equipamentos certos para atender suas necessidades.

Além disso, a dica bônus nesse segmento é que esse local seja de fácil acesso e de preferência com espaço para estacionamento.

Lembre-se que o cliente irá com um computador de casa ou um notebook, e por isso precisa de um estacionamento para levar seu material, pois possivelmente irá de carro. Portanto, pense na acessibilidade dos seus futuros clientes.

2º Erro comum – Não conhecer a concorrência

Hoje, é praticamente impossível uma pessoa trabalhar sem um computador. Com a crescente tendência de automação das tarefas de trabalho, o acesso aos aparelhos é essencial.

Por consequência, a grande quantidade de aparelhos em uso no Brasil aumentou a demanda por serviços de assistência técnica, pois consertar um aparelho é a opção preferida por quem quer economizar.

Portanto, se você vai abrir uma assistência técnica de computadores já deve saber que sua concorrência é bem ampla. Porém, não se preocupe que estamos aqui para te ajudar!

O fato mais importante é o estudo de mercado na região onde pretende estabelecer, pois pode impactar diretamente na decisão de abrir, ou não, sua assistência técnica em informática.

Ao analisar a concorrência, só então você poderá entender quais as falhas deles e quais serviços importantes não são oferecidos por eles. Ocasionando assim o diferencial!

O segredo deste ramo é investir em especialização em algumas peças que os outros não possuem conhecimento, então não perca tempo e faça uma especialização em manutenção de peças como:

  • Recuperação de hard disk, o popular HD e placa-mãe, são exemplos de serviços que poucos profissionais da área prestam.

Outras dicas importantes são:

  • Diminuir o prazo de entrega do material do cliente. Para isso,  contrate assistentes, invista na diminuição do prazo para até 48 horas. Mas cuidado para que tal manobra não comprometa a renda mensal.
  • Invista em conhecimento de manutenção de notebook, um dos mais procurados hoje em dia e com baixa concorrência por falta de mão-de-obra especializada.

Em outras palavras, juntar todo seu conhecimento com um prazo de entrega curto fará com que você se destaque.

3º Erro comum – Mal planejamento no investimento

Primeiramente, tenha consciência do tamanho inicial de seu negócio, pois o investimento vai variar de acordo com sua escolha. Esteja preparado para separar seus investimentos iniciais de duas formas:

  • Investimento de abertura
  • Capital de giro

Capital de giro:

Infelizmente, muitas vezes o capital de giro pode ser negligenciado pela falta de conhecimento sobre a sua importância para a saúde financeira do negócio.

Dessa forma,  o capital de giro é o dinheiro necessário para manter o empreendimento e garantir a continuidade da empresa.

Ele engloba todos os valores em caixa, depositados em contas bancárias e contas a receber, além de outras obrigações pendentes que podem ser convertidas em dinheiro para quitar as despesas empresariais.

Dentre algumas podemos citar:

  • aluguel
  • despesas de água e luz
  • estoque de insumos para manutenção e mercadorias para venda
  • custos com pessoal
  • e outros custos operacionais fixos mensais

A dica é sempre manter o capital alto para evitar problemas no orçamento, pois ela é a base de todo negócio.

Investimento de abertura:

Na hora de tirar seu projeto do papel e colocar em prática, o investimento nada mais é que alguns custos básicos que deverão ser investidos para iniciar o seu negócio.

investimento

Como por exemplo:

  • reforma do local escolhido para deixar do seu jeito
  • taxas de abertura da empresa
  • maquinários
  • móveis
  • ferramentas
  • documentação

Dessa maneira, é importante enfatizar um ponto essencial que é o investimento em materiais e ferramentas de qualidade, mesmo que você gaste um pouco a mais a qualidade do serviço será outra.

4º Erro comum – Não ter fornecedores de qualidade

Lembra que aqui em cima já falamos sobre como o investimento em ferramentas de qualidade faz toda diferença né!?

Em síntese, garantir ao cliente que ele terá em seu computador ou notebook com um software original, por exemplo, é um ponto muito importante e mostra qualidade no seu serviço.

Por isso, uma dica muito importante para o funcionamento da sua assistência técnica é a busca por parcerias e fornecedores. Esteja em contato com as principais lojas de informática da sua região, assim você terá fornecedores de peças ou até mesmo lojas online.

Você precisa trabalhar com peças e softwares originais, para garantir a qualidade do seu serviço e a tranquilidade do seu cliente.

Além disso, existe a possibilidade de você ter um diferencial no seu negócio, como?

Sendo uma assistência técnica autorizada de empresas de computação, isso pode alavancar sua empresa, porque não são todas as assistências que são autorizadas.

Então, entre em contato com uma representante aqui no Brasil e verifique qual o processo para se tornar uma assistência autorizada.

Vale a pena investir nisso e vencer a concorrência.

5º Erro – Não fazer divulgação

Publicidade é preciso!

E para isso investimentos em divulgações são essenciais no processo de como conseguir clientes em informática. Para isso nossa dica é: use e abuse da internet.

Hoje em dia com o marketing digital há a possibilidade de atingir e abranger um número maior de pessoas

  • Faça anúncios no Google Ads em palavras-chave relacionadas a sua prestação de serviços
  • O Instagram é uma ótima plataforma para divulgação
  • Trabalhe com Facebook Ads para aumentar a exposição da sua marca
  • Faça um trabalho de médio longo prazo de SEO (Otimização para mecanismos de busca)

Se você não cometer esses 5 erros comuns de quem começa uma assistência técnica para notebooks,  você vai conseguir abrir um negócio sem problemas e terá tudo para ter uma empresa lucrativa e de sucesso.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre montagem de uma assistência técnica, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *