5 dicas para utilizar a estação de solda Hikari

5 dicas para utilizar a estação de solda Hikari

Tempo de leitura: 5 minutos

Para quem trabalha com a solda de eletrônicos, além de possuir equipamentos e ferramentas de qualidade, é fundamental saber utilizá-los da maneira correta para efetuar um serviço seguro e de qualidade. Por isso, muitas pessoas acabam optando pela estação de solda Hikari devido a sua alta qualidade e pelo fato de a marca ser uma grande referência no mercado brasileiro.

A estação de solda Hikari, assim como outros tipos de ferramentas, é testada conforme uma rígida política de qualidade e de segurança, estando dentro de todos os padrões e certificações vigentes no mercado atual.

Se você está buscando pela estação de solda perfeita para o seu negócio, você pode encontrar a estação de solda Hikari no site da BringIT, empresa revendedora oficial da marca.

Portanto, nesse post separamos algumas informações a respeito da estação de solda Hikari e algumas dicas para você saber como utilizá-la da melhor maneira possível e alcançar os melhores resultados no seu trabalho. Confira!

MAS, AFINAL, O QUE É UMA ESTAÇÃO DE SOLDA?

A estação de solda é fundamental para quem trabalha com soldagem e dessoldagem de eletrônicos, por isso, ter essa ferramenta em uma bancada eletrônica é fundamental para qualquer profissional.

Por isso, a Estação de solda analógica ESD Hikari HK-936ª é a ferramenta perfeita para quem trabalha profissionalmente com diferentes tipos de soldas.

O produto se destaca por facilitar a soldagem de componentes PTH e SMD, pela rápida recuperação térmica que proporciona e pela sua faixa de temperatura ajustável.

Além disso, seu material em ESD e sua estação e ferro aterrados proporcionam maior segurança e proteção para quem utiliza a ferramenta.

A estação de solda analógica da Hikari é indicada, principalmente, para ser utilizada em bancadas de assistência técnica, possuindo pico de potência de 60W e potência nominal de 25W.

Como tensão de alimentação, a estação possui 127 V de entrada e 24 V de tensão de saída. Apresenta ainda frequência em 60Hz e sua resistência é feita em cerâmica.

A ferramenta possui alto ajuste de temperatura e pode variar entre 200 °C (392°F) a 480 °C (896°F).

Nesse sentido, foi pensando na importância da estação de solda para quem trabalha com a soldagem de eletrônicos que listamos a seguir as 5 principais dicas para você utilizar corretamente a sua estação de solda Hikari. Confira!

1 – LIMPEZA

Uma dica muito simples, mas muito importante para manter a qualidade e durabilidade da sua ferramenta, é manter a sua estação de solda limpa para que não acumule sujeiras que possam danificar tanto o aparelho quanto o seu trabalho.

Além disso, realizar a limpeza adequada da região onde você irá aplicar a soldagem é fundamental para que o resultado final tenha qualidade e perfeição e que assim não danifique também o equipamento.

Por isso, mesmo que seja uma dica simples, ela é o primeiro passo para você poder utilizar corretamente a sua estação de solda Hikari e manter a sua qualidade e durabilidade por muito mais tempo.

2 – ESPERE ATINGIR A TEMPERATURA IDEAL

Outra dica muito importante é aguardar o ferro de solda da sua estação atingir a temperatura necessária para que então você inicie o trabalho de soldagem.

A estação de solda Hikari tem temperatura ajustável de 200º C (392 °F) a até 480 °C (896°F), a depender da temperatura que você precisa para realizar determinadas soldas.

Além disso, a estação de solda Hikari possui um LED que indica quando o ferro de solda está aquecido e está efetuando a solda.

Mas, para você ter a certeza de que o ferro de solda atingiu a temperatura ideal, basta tentar derreter um pouco da solda na ponta do ferro para então iniciar o trabalho.

3 – EVITE O ACÚMULO DE RESÍDUOS NO FERRO DE SOLDA

Outra dica muito simples, porém, muito importante, é não deixar acumular produtos de solda ou os resíduos do local onde está sendo realizada a solda.

Sempre limpe o ferro de solda em um pano ou na própria esponja vegetal para tirar o excesso de resíduos do ferro de solda.

A importância dessa dica se deve ao fato de que o acumulo de resíduos no ferro de solda pode cair na superfície onde você realiza a soldagem e causar, dessa forma, curto circuito no aparelho, o que pode atrapalhar o andamento do seu trabalho e até mesmo danificar o produto a ser soldado.

Por isso, não acumule solda no ferro de soldagem e nem no eletrônico a ser soldado para evitar maiores danos.

4 – SE ATENTE A TEMPERATURA DOS COMPONENTES

Assim como atingir a temperatura ideal para iniciar a solda, é fundamental cuidar para que alguns componentes da solda não esquentem demais e causem danos a peça soldada.

Para evitar que isso aconteça, o preferível é utilizar temperaturas mais baixas para evitar o superaquecimento tanto da estação de solda, quanto dos componentes a serem soldados.

Outra opção é tentar realizar a solda mais rapidamente, o que pode atrapalhar a qualidade do serviço final.

5 – TREINE!

Para você saber utilizar corretamente uma estação de solda e realizar trabalhos de soldagem com segurança e qualidade, é preciso algum treino para que você se acostume com a ferramenta e saiba como utilizá-la da melhor forma.

A dica aqui é, principalmente, se você é novo no ramo da soldagem de eletrônicos e precisa aprender novas técnicas para dominar uma estação de solda.

Por isso, utilizar aparelhos antigos que já não possuem funcionamento de ato desempenho para treinar os processos de solda é fundamental para que você desenvolva habilidades de solda.

Durante esse processo, pode ser que você realize soldas que não atinjam a qualidade esperada. Por isso, treine, refaça e continue tentando, o importante aqui é não desistir!

Portanto, pratique a soldagem para que você desenvolva boas habilidades de solda, proporcionando mais qualidade para o seu trabalho e proporcionando ótimos resultados para os seus clientes.

Gostou desse post e quer saber mais sobre os melhores produtos do mundo da informática e da tecnologia? Então acesse o site da BringIT e confira as melhores ferramentas do mundo dos eletrônicos disponíveis para você!