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3 dicas sobre como conseguir mais clientes na sua assistência técnica

Agência Querobino

Conseguir mais clientes é um desafio para qualquer negócio, afinal, são as vendas que fornecem a receita que mantém uma empresa de pé. Com a assistência técnica, não é diferente!


Não basta prestar um bom serviço e ser excelente nas manutenções e reparos, é preciso conseguir atrair novos clientes! Se você tem uma assistência técnica e deseja crescer o número de clientes, leia este artigo até o final pois traremos dicas valiosas.

Como conseguir mais clientes para assistência técnica


Conseguir mais clientes não é uma tarefa fácil. Não é à toa que aproximadamente 50% das empresas fecham em até três anos. Isso é reflexo de uma dificuldade de atrair e reter clientes durante toda a jornada de evolução da empresa.


Uma das principais tarefas de um gestor de uma empresa de assistência técnica, portanto, é conseguir chamar a atenção de novos clientes, além de prestar um serviço de qualidade e fidelizá-los.


Para te ajudar nessa tarefa, separamos três dicas para aumentar o número de clientes da sua assistência técnica. Confira:

1. Conheça profundamente seu cliente

O primeiro passo para conseguir mais clientes para assistência técnica é conhecê-los profundamente. Isso significa conseguir identificar quais são as principais dores que são resolvidas, ou seja, quais são os problemas mais comuns e as dificuldades que o cliente enfrenta com mais frequência.

Para conseguir isso, experimente criar um banco de dados com o registro de todos os seus clientes, apontando as principais queixas que elas apresentam ao entrar em contato com sua empresa.

Um outro recurso que pode ser utilizado é contratar uma empresa de pesquisa, que poderá entrar em contato com clientes ou potenciais clientes para ouvi-los.

Por fim, uma ação muito importante é colher feedbacks dos clientes após cada serviço, avaliando aspectos práticos da assistência e também do negócio, como qualidade do serviço, atendimento e cumprimento de prazos.

2. Crie uma cultura de resolução

Uma segunda dica tão importante quanto a primeira é a criação de uma cultura, ou seja, a instalação de uma mentalidade na empresa cujo foco é a resolução dos problemas dos clientes.

Uma tendência de empresas que lidam com o público é ter uma orientação voltada para o problema, o que sempre gerará novos problemas. O que é eficiente, no entanto, é justamente o caminho contrário: focar nas resoluções.

Treine sua equipe para nunca comunicar nenhum empecilho para o cliente, mas sempre abordar questões de forma positiva. Um exemplo disso na prática seria o seguinte:

O cliente chega à sua assistência e contrata um serviço específico. No meio do caminho ele resolve mudar de ideia e passa a exigir um outro serviço mais caro. Com uma cultura focada no problema, o funcionário dirá para o cliente: “Não podemos fazer, pois não está no escopo do seu serviço contratado!”.

Já uma cultura orientada para a resolução levaria o funcionário a adotar o seguinte posicionamento: “É possível fazer esse serviço sim! Eu vou te encaminhar uma proposta para que o senhor avalie e, caso esteja dentro do seu orçamento, teremos prazer em executar sua solicitação”.

Perceba que o cliente não recebe um não, mas recebe a informação de forma positiva. Isso é cultura de resolução. A forma de implantar tal cultura se dá através de treinamento e capacidade da equipe.

3. Tenha produtos, ferramentas e peças com qualidade

Uma terceira dica para conseguir mais clientes para a assistência técnica está nas ferramentas e peças utilizadas durante os serviços.

O melhor cartão de visita da sua empresa está em um serviço bem prestado. Ao gerar experiências positivas para seu cliente, ele naturalmente indicará seu serviço para amigos e conhecidos, bem como não pensará duas vezes em te procurar quando precisar de um serviço semelhante novamente.

E a qualidade do seu serviço está diretamente associada às peças e ferramentas utilizadas. Por isso, é muito importante que sua assistência técnica encontre um bom fornecedor de acessórios, itens de higienização, ferramentas e etc.

Com bons produtos, a qualidade do seu serviço também será mais elevada e valorizada.

Como identificar problemas que impedem a chegada de novos clientes


Se você enfrenta problemas com a aquisição de novos clientes, deve tomar duas atitudes básicas: a primeira é seguir as dicas que nós damos até aqui, a segunda consiste em tentar identificar as razões pelas quais sua assistência técnica não consegue novos clientes.


A melhor forma de fazer isso é investigando todos os processos e pontos de contato entre empresa e cliente. Isso deve começar a partir da resposta de uma simples pergunta: quais são as formas que seu cliente chega até sua empresa (redes sociais, Google, indicações, localização)?


Talvez você vá identificar que os clientes chegam quase que exclusivamente por um único canal. Isso é sintoma de que é necessário ampliar a visibilidade da empresa em outros meios e mídias sociais.

Além disso, algo que deve ser considerado é a localização da sua assistência técnica.

Embora as pesquisas online por esse tipo de serviço só cresce, é uma característica desse nicho de mercado as pessoas escolherem uma assistência técnica devido à proximidade com a casa ou trabalho, por exemplo.

Por isso, questione-se se o local onde sua assistência técnica está funcionando é estratégico ou não.

Onde encontrar as melhores ferramentas e peças para sua assistência técnica?


Como falamos acima, uma das três formas de atrair mais clientes é utilizando boas peças e ferramentas. A dúvida, portanto, é onde encontrar fornecedores que forneçam produtos com tal qualidade?


Atualmente existem diversos sites e lojas físicas que vendem esse tipo de material. No entanto, é importante contar com um fornecedor comprometido com a entrega e que consiga oferecer o melhor custo-benefício


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3 respostas

  1. Bom dia, Amarildo!

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