Curiosidades

Você sabe a diferença entre JPEG, GIF e PNG?

tipos_img

Ao salvar uma imagem, o formato faz toda a diferença. Quer saber qual é a diferença entre os formatos JPEG, GIF e PNG? Nós do blog bringIT lhe mostramos.

Atualmente, a utilização de imagens está mais presente do que nunca em nosso cotidiano, principalmente pela forte influência da internet, seja nas redes sociais, no trabalho ou em uma simples compra online. Nos tornamos seres visuais! Existem vários tipos de formato de imagens e, os mais conhecidos e utilizados são JPEG, GIF e PNG. Onde cada um tem a sua particularidade, na imagem abaixo temos uma comparação desses formatos.

jpeg_-gif_e_png

JPEG

jpeg_-gif_e_png_jpeg

É o formato mais utilizado na hora de salvar uma imagem, suportando cerca de 16,8 milhões de cores, o formato foi criado em 1983. O JPEG (Joint Photografic Experts Group) proporciona tamanhos de imagens menores, sendo interessante na hora de salvar a imagem, porém, a qualidade fica menor, pois é utilizado um processo de compressão, em que é eliminado alguns dados irrelevantes do arquivo. Para não ter tanta perda de qualidade,  alguns programas de edição de imagem permitem que o usuário escolha o nível de compressão, quanto menor esse nível, melhor será a qualidade da imagem.

GIF

jpeg_-gif_e_png_gif

O formato GIF (Graphics Interchange Format) é bastante conhecido, principalmente nas redes sociais, por proporcionar uma breve animação. Nos formatos citados nesse post é o que menos suporta cores, cerca de 256.  Uma das vantagens é que o GIF permite fundo transparente, assim, nas áreas que está transparente, a imagem ficará no fundo da página em que ela está inserida. Além disso,  utiliza tamanhos de arquivos reduzidos, assim como o JPEG.

 PNG

jpeg_-gif_e_png_png

Com milhares de cores disponíveis, foi criada cerca de 20 anos atrás, é um formato bastante utilizado devido a qualidade que possui, porém, não é suportado em todas as plataformas. O PNG (Portable Network Graphics) fornece os recursos do GIF, como é o caso da transparência do fundo da imagem.

Novidades

Atualmente, está aumentando o uso do formato SVG (Scalable Vector Graphics), uma vez que proporciona alta qualidade para a imagem, sem precisar ter um tamanho de arquivo grande e permite a transparência no fundo da imagem. Além de se adaptar bem no uso de Smartphones  e tablets.

 

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉