Placas de vídeo são inferiores em notebook?

Você sabia que as placas de vídeo são inferiores em notebook se comparadas com as placas de vídeo de Desktop? Quer saber quais elementos podem influenciar na qualidade? Nós do blog bringIT explicamos para você!

A placa de vídeo ou GPU é  um hardware que é responsável pela parte de exibição da tela e, é muito importante na hora de rodar jogos, assistir filmes ou séries, pois ela é fundamental para que o usuário tenha uma boa experiência com qualidade de imagem.  Cada tela tem milhares de pixels, que formam a imagem transmitida e, é esse hardware que comanda como essas imagens serão exibidas na tela.

Placas de vídeo dedicadas e integradas

Existem dois tipos de placa de vídeo, como por exemplo, a integrada que utiliza a memória e o processador do notebook ou desktop para exibir as imagens. Enquanto as dedicadas possuem memória e processador dedicados à placa e são indicadas para atividades que exigem mais da GPU, como na hora de rodar jogos. Entretanto a integrada, utiliza um menor consumo de energia e dissipa menos calor, sendo importante principalmente para notebooks. Alguns notebooks mais modernos possuem os dois tipos de placa de vídeo, dessa forma, possuem alguns recursos que permite que o aparelho escolha qual placa será utilizada, dependendo de qual atividade está sendo executada.

Notebook vs. Desktop

Se for comparado o desempenho das placas de vídeos em notebooks e Desktop, os resultados do computador serão mais satisfatórios. Pois, no caso dos notebooks, existem alguns detalhes que devem ser levados em conta, como o tamanho da placa, o peso e, principalmente, a dissipação do calor. Porém, se o usuário estiver disposto a investir em um notebook Gamer, terá um bom resultado, além disso, permite ao usuário a possibilidade de jogar onde ele quiser.

O que vem por aí

placa_de_video_notebook_tt

A conhecida marca Razer, que é focada para o mercado gamer, lançou um notebook neste ano de 2016, que permite utilizar uma placa de vídeo externa em que a mesma fica em uma case e, é efetuada a conexão por meio de Thunderbolt. Ao conectar esta placa, o aparelho passa a utilizar esta placa externa.  Atualmente existem adaptadores (EGPU), que permitem ao usuário conectar uma placa de vídeo externa, por meio de conexão ponto a ponto.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉 

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles